Como mostrar profissionalismo e ter etiqueta em uma videoconferência

videoconferencia Silvermoz
videoconferência

Como mostrar profissionalismo e ter etiqueta em uma videoconferência

Em um mundo cada vez mais digital e interativo dentro da internet, a necessidade de utilizar videoconferência teve um aumento considerável.

Seja para reuniões de negócios, para mensurar resultados e até mesmo para fazer aquele bate-papo com profissionais e equipes de sua empresa.

Essa aceleração veio através de uma necessidade que a pandemia trouxe para o mundo em 2020, onde muitos profissionais passaram a realizar suas tarefas via home office.

Porém na prática, às vezes muitos profissionais se esquecem de manter a postura profissional na hora da videoconferência, não é mesmo?

Separamos aqui dicas que poderão ajudar você a marcar uns pontinhos a mais na hora daquela chamada de vídeo.

1 – Vista-se como se estivesse em um dia comum no escritório da empresa

Antes da pandemia chegar à sua rotina de trabalho ao participar de reuniões importantes de negócios, eram pensadas para causar de certa forma uma boa impressão para aumentar suas chances na hora de fechar uma venda e até mesmo uma parceria, não é mesmo? 

Através de uma reunião via videoconferência não seria diferente, recomendamos que utilize trajes sociais assim como seu antigo hábito em sua rotina antiga de trabalho.

2 – Olhe para pessoa do outro lado da tela

Ao olhar para uma pessoa no momento em que você precisa entender suas dúvidas e problemas é extremamente fundamental para passar confiança, na hora de oferecer soluções, serviços, mensurar resultados entre outras informações que deseja repassar aos seus ouvintes.

3 – Ambiente e fundo da videoconferência

Escolher um ambiente agradável e silencioso na hora da vídeo chamada deve ser bem analisada, pois facilitará em questões de ruídos, iluminação entre outros fatos que possam atrapalhar na hora da sua reunião virtual.

4  – Evite Interrupções 

Como muitos profissionais passaram a trabalhar em casa, suas famílias também passaram a vivenciar essa rotina, devido aos filhos, esposas e até mesmo animais de estimação estarem presentes em seu novo ambiente de trabalho, podendo causar interrupções inesperadas.   

5- Não digite no momento da videoconferência

Até sua própria digitação gera um ruído incômodo para quem está do outro lado da tela. Caso precise anotar durante a reunião, escreva num papel ou coloque o microfone do computador no mudo.

6- Não saia sem avisar

Evite retirar-se no meio da conferência. Caso você tenha um compromisso inadiável, peça licença e saia.