MINHA EMPRESA PRECISA TER SERVIDOR?

Sem categoria

MINHA EMPRESA PRECISA TER SERVIDOR?

 

PRECISO MESMO DE UM SERVIDOR?

Foi o tempo em que todos os negócios eram extremamente dependentes de redes complexas de computadores e servidores.

Hoje a tecnologia veio para agilizar e não para dificultar, mas uma pergunta fica no ar: Será que toda empresa precisa ter um servidor?

Pensando nessa resposta a SILVERMOZ criou este artigo para responde de forma simples se você precisa ou não ter um servidor em seu negócio.

 

SIM OU NÃO?

Gostaria muito de responder de forma direta se a resposta é sim ou não, mas infelizmente é: depende!

Para entender a real necessidade de se ter um servidor em uma empresa é importante entender um pouco sobre os principais tipos de servidores utilizados nas pequenas empresas, as vantagens de cada um deles, e principalmente se existem alternativas.

Dividimos basicamente os servidores em:

  • SERVIDOR DE DOMÍNIO OU MICROSOFT AD;

  • SERVIDOR DE DADOS OU COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS;

  • SERVIDOR FIREWALL, VPN OU CONTROLE DE NAVEGAÇÃO;

  • SERVIDOR DE APLICAÇÃO OU SISTEMA;

 

 

 

 

SERVIDOR DE DOMÍNIO OU MICROSOFT AD

O que faz?

Esse tipo de servidor é responsável pelo controle de autenticação e políticas de segurança dentro de uma rede.

Qual a vantagem?

Possibilita um maior controle e segurança do que cada colaborador de recursos em seu computador e rede.

Existe substituto?

Existem configurações “manuais” que podem ser realizadas em cada computador, no entanto não garantem uma segurança e um controle equivalente.

Eu preciso?

Recomendado para empresas com uma exigência bastante alta de gestão de usuários e gestão de segurança. Muitas pequenas empresas não fazem uso desse serviço.

 

 

 

SERVIDOR DE DADOS OU COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS

O que faz?
É o responsável em compartilhar arquivos em comum a todos na empresa, normalmente através de um mapeamento de rede ou atalho de pasta.

Qual a vantagem?

Manter os arquivos em seu domínio, e uma maior velocidade no acesso aos dados internos.

Existe substituto?

Muitos serviços em cloud vieram para substituir esse tipo de servidor. Os mais conhecidos são: Dropbox, Google Drive e One Drive.

Eu preciso?

Recomendamos o uso de soluções em cloud, já que essas já oferecem backup e disponibilidade. No entanto empresas que ainda buscam a segurança de manter os arquivos internamente na empresa continuam utilizando esse tipo de servidor.

 

 

 

SERVIDOR FIREWALL, VPN OU CONTROLE DE NAVEGAÇÃO

O que faz?
Através de filtros de navegação de internet garante uma maior segurança contra invasões, acesso externo aos arquivos internos além de possibilitar o controle de acesso a determinados sites.

Qual a vantagem?

Gera uma camada maior de proteção contra invasões, além de relatórios de uso de navegação para uma melhor gestão do uso de internet e de produtividade dos colaboradores.

Existe substituto?

Alguns aplicativos podem ser utilizados para controle de navegação e firewall, no entanto a função de “VPN” só poderá ser realizada através desse tipo de servidor.

Eu preciso?

Caso você procure um maior controle do uso da internet em sua empresa, esse tipo de servidor é recomendado. Também é extremamente necessário quando você precisa acessar arquivos de outro servidor, em ambiente externo como em outra filial ou em home office.

 

 

 

SERVIDOR DE APLICAÇÃO OU SISTEMA

O que faz?
Serve basicamente para centralizar os dados de um sistema utilizado pela sua empresa, como por exemplo um ERP, CRM ou sistema financeiro.

Qual a vantagem?

Ainda é muito utilizado por certos softwares pela necessidade de

Existe substituto?

A resposta para essa pergunta deve ser requisitada a empresa “desenvolvedora” do software que está instalado no servidor, já que o servidor só existe por conta desse sistema. Caso eles possuam alguma alternativa em cloud por exemplo, o servidor pode ser substituído por essa opção.

Eu preciso?

É cada vez mais comum que as empresas de software desenvolvam versões cloud de seus sistemas, assim não sendo mais necessário o uso de servidores internos. No entanto isso pode variar de empresa para empresa.

 

 

 

CONCLUSÃO

Hoje já existem diversos substitutos ao uso de servidores, no entanto, ainda existem alguns usos específicos de serviços que vão necessitar do uso desse tipo de equipamento.

Dependendo do seu ambiente e da sua necessidade poderá ou não ser recomendado o uso de um servidor.